O que é IP? Quais as diferenças entre IPv4 e IPv6? – EDCA Treinamentos

O que é IP? Quais as diferenças entre IPv4 e IPv6?

Artigo publicado em 01 de julho de 2021

––– visualizações


Eddwan Hallen

Eddwan Hallen

Instrutor & Co-fundador


IPv4 e IPv6 são termos que fazem parte do dia a dia de qualquer profissional de TI que atue nas áreas de infraestrutura ou datacenter. Mas é comum existirem dúvidas em relação à diferença entre IPv4 e IPv6. Você arriscaria dizer qual é, sem consultar? É por isso que decidimos elaborar este conteúdo. Assim, fica mais fácil você recorrer sempre que precisar.

Mas, antes de entender a diferença entre IPv4 e IPv6, é preciso entender o conceito de IP.

O que é IP?

IP é a sigla de Internet Protocol ou, em português, Protocolo de Internet. Trata-se do endereço na rede, ou seja, o dado necessário para que as ligações da internet sejam estabelecidas.

Esse dado identifica cada um dos dispositivos conectados à rede, seja um smartphone, um computador ou um tablet, por exemplo. Sendo assim, cada um dos aparelhos conectados à internet possui um endereço IP.

A função do IP é permitir que sejam enviadas informações entre um dispositivo e outro através da internet. Pacotes de dados são transferidos pela rede contendo os endereços de IP dos computadores em questão, possibilitando essa troca. Sem os endereços IP, não seria possível estabelecer essa comunicação nem enviar dados. IPv4 e IPV6 seriam, então, versões do sistema IP.

O que é IPv4?

Desde a criação da internet, o protocolo usado até então era o IPv4, que é a sigla para Internet Protocol version 4 ou, em português, Protocolo de Internet versão 4. Possui endereços no padrão 32 bits e sustenta cerca de 4 bilhões de combinações de endereços IP em todo o mundo.

Como você jé deve ter percebido, este número chegou ao seu limite e o IPv4 não possui mais capacidade expansão para atender a demanda global por internet, além de possuir diversas falhas de segurança para os padrões atuais. O número de combinações possíveis do IPv4 parecia inesgotável 30 anos atrás, mas, com o crescimento constante de dispositivos conectados essa quantidade começou a ficar escassa e por esse motivo muitos provedores já estão adotando a versão mais recente do protocolo chamado IPv6.

O que é IPv6?

O IPv6 é, então, a versão 6 do Protocolo de Internet, com endereços no padrão 128 bits. Ele é, portanto, o sucessor do IPv4, uma vez que o antigo protocolo não mais suporta a demanda de endereços e chegou ao seu limite. Com seus 128 bits, o IPv6 suporta cerca de 340 undecilhões de endereços, contra 4 bilhões suportados pelo IPv4.

Além de um número maior de endereços, o IPv6 também simplifica as atribuições de endereços e traz recursos adicionais de segurança de rede. Um exemplo é o IP Security, que garante autenticidade, integridade e confidencialidade por meio de criptografia, embora o IPv4 conte com firewalls e outros dispositivos para garantir segurança.

Diferenças entre IPv4 e IPv6

ITEM.jpg

Registre-se na nossa newsletter

e mantenha-se informado sobre nossos novos treinamentos e artigos.